Os coletores solares também conhecidos como placas coletoras ou placas solares é onde se converte a energia solar em aquecimento de água.
É responsável pela conversão de energia solar em energia térmica, portanto, um dos fatores mais críticos para o bom funcionamento de um sistema é qualidade dos coletores solares empregados.
Com eficiência superior aos aquecedores convencionais, aquecem a água a temperaturas até 90ºC.
O coletor à vácuo possui maior durabilidade, resistência a intempéries, inclusive ao congelamento e ao granizo. Por isso é utilizado em muitos locais do mundo onde as temperaturas são sempre muito baixas, muitas vezes abaixo de 0ºC.
Melhor custo benefício e muito mais rendimento: aliado ao isolamento térmico a vácuo e tubo interno com tripla camada de aquecimento: silício, cobre e alumínio, os coletores são confeccionados em vidro borossilicato temperado que possuem capacidade de absorção de energia solar até 96%, quase 3 vezes mais que os vidros convencionais, possuem formato tubular que converge e amplia os raios solares para o seu interior recebendo ainda radiação solar perpendicular na maior parte do dia.
- Classificação A no Inmetro.
- Facilidade na instalação.
- Modelo para baixa pressão, suporta pressão de até 5 mca (metros de coluna d’água);
- Aquece 10 a 20 litros de água por tubo, ou seja, esse coletor atende a demanda de 300 a 600 litros/dia. Indicado para uso sem pressurizador na rede.
- Modelo vertical, possui dimensões de 2,50m largura x 2,10m comprimento.
- Resistência a corrosão, intempéries, inclusive ao congelamento e ao granizo;
- Cabeçote/Caixa de distribuição (Manifold) em aço inox AISI316L.
- Acabamento externo e suporte em inox AISI304.
- Acompanha Conjunto de 30 tubos a vácuo de vidro dimensões de 58mm x 1800mm; 1 Caixa Manifold (Caixa de distribuição) e Suporte inferior para encaixe dos tubos; 1 Conjunto de Suporte Lateral; Kit Montagem.